• Ana Bastos

3 maneiras de abrir uma loja virtual sem complicação e em pouco tempo

Atualizado: Ago 13

Existem várias maneiras de você começar a vender pela internet sem grandes investimentos e de forma simples e eficiente. Separamos 3 jeitos para você fazer isso sem complicação!



Como ter uma loja pelo Insta


Uma forma muito comum que muitos empreendedores e empreendedoras tem feito é utilizar o Insta como catálogo de produtos e como ferramenta de atendimento ao cliente (via direct). É uma forma muito eficiente de expor seus produtos / serviços e ainda interagir com a sua audiência.


A rede social ainda abriu uma funcionalidade (chamada "compras") que permite os clientes clicarem na foto para terem mais informações sobre os produtos lá expostos (nome, preço, etc). Para ativar a marcação de produtos nas fotos do Insta você vai precisar:


  • Ter uma conta comercial no Insta

  • Configurar uma loja no Facebook

  • Ter a versão mais atualizada do app

Esse artigo do blog Tecnoblog pode te ensinar passo-a-passo de tudo o que você precisa fazer clicando aqui.


Mas existe outra maneira de vender pelo Insta...


Você sabe que no perfio (bio) do Insta só pode ter um link, certo? Muitas vezes as pessoas desejam ou precisam adicionar vários links e isso só foi possível graças a invenção do Linktree. Porém, algum gênio da lâmpada criou um app parecido com o Linktree, mas que permite você ter, além de mais links, um catálogo de produtos à venda.


Essa maravilha se chama Plix, e assim como o Linktree, é totalmente online e você não precisa instalar nada. O que você precisa fazer é se cadastrar na plataforma e configurar seu produtos no catálogo. Então, quando um cliente clicar no seu link da bio, ele vai cair em uma página onde, em uma aba, vão ter seus links para fora do Insta, e na outra aba, seus produtos. Veja como é:


fonte: https://www.youtube.com/channel/UCxX4ucnw3WH8BtklU5PYQQg


Acesse o site da Plix para saber mais clicando aqui.


Como ter uma loja pelo Whats


Sim, existe uma maneira bem fácil de você ter um negócio virtual pelo famoso Zapzap. Com a ajuda de um aplicativo chamado Stayapp, você pode abrir um catálogo digital e compartilhar entre seus grupos e contatos.


A grande vantagem desse app é você parar de enviar trocentas fotos para cliente e ter que ficar explicando seu cardápio ou portfólio de produtos toda vez que aparece alguém interessado. O aplicativo deixa o seu processo de venda muito mais organizado e profissional.


Ele funciona assim: você se cadastra na plataforma, configura seus produtos e, ao compartilhar seu catálogo, o cliente consegue fazer o pedido. Além disso, o aplicativo irá notificar você (tudo pelo whats) que existe um pedido em aberto. Confira o vídeo deles explicando melhor como funciona:

fonte: https://www.youtube.com/c/StayApp/videos


O Stayapp tem uma versão gratuita e diversos planos pagos com outras funcionalidades, dependendo do tamanho e das necessidades do seu negócio.


Você também pode abrir um e-commerce tradicional


Se você prefere investir em algo mais formal, para ser uma extensão da sua loja ou aparentar ser mais "certinho", mas não quer contratar um programador, você pode apostar em plataformas de criação de lojas virtuais (os famosos e-commerce).


Essas plataformas geralmente possuem um baixo investimento inicial e muitas vezes disponibilizam modelos (templates) para você deixar a sua loja bonita e organizada sem precisar de programar nada.


Uma grande vantagem, sem sombra de dúvidas, são as ferramentas de gestão que vem com o seu e-commerce. Muitos já fazem automaticamente o controle de estoque, o controle de clientes e o controle de vendas (se você preencher e cadastrar tudo certinho, funciona que é uma maravilha).


Há alguns anos eu tive uma lojinha dessas de Canecas personalizadas. Foi um momento muito gostoso poder vender minhas canecas com ilustrações próprias de casa mesmo! Nessa época eu testei diversas plataformas. Vou deixar algumas listadas para você aqui em baixo com a minha breve descrição do que achei delas.


  • Iluria: É a que eu mais usei e é a que eu recomendo mais por ser a mais fácil de usar, com as ferramentas de gestão mais simples de mexer e com um precinho super em conta.

  • Loja Integrada: É a mais famosa e a mais usada. Achei mais difícil de operar do que o Iluria, mas pode ser que eu tenha insistido pouco.

  • Magento: Dizem que é a top de linha do mercado, mas você vai precisar do suporte de um programador para fazer algumas coisas funcionarem como você quer.


Já ouvi falar do e-commerce do WIX. É bom mesmo?


Se você tem um site pelo WIX, você também consegue habilitar uma loja virtual. Existe um preconceito muito grande em torno do WIX (que não funciona, que não aparece no google, etc etc etc.). É mentira ok? Eu uso o WIX há mais de 5 anos (para site comum) e nunca tive problema. Tenho alguns clientes que usam a loja do WIX e estão gostando.


O e-commerce do WIX permite integração com o Pagseguro, PayPal e outros, tem muitas funcionalidades legais, mas a grande vantagem é a ampla personalização da sua loja de maneira fácil e rápida (fica exatamente do jeitinho que você quer) que nenhuma das opções que falei acima faz. Você pode conferir mais sobre o e-commerce do WIX clicando aqui.


Uma super novidade que saiu há pouco tempo: a Loja Virtual do Google


Em parceria com a Loja Integrada (a mesma que falei lá em cima), o Google disponibilizou para todo mundo fazer sua loja virtal totalmente de graça!


Essa iniciativa faz parte de um projeto chamado Cresça com o Google, em que, além da loja, eles deram também várias consultorias e mentorias sobre empreendedorismo gratuitamente. Nós aqui chegamos a fazer 5 delas e foi uma experiência maravilhosa.


Assista ao vídeo explicando melhor sobre essa iniciativa Google + Loja Integrada:


fonte: https://www.youtube.com/channel/UCf2qcg2_6N5ltXnqu1-4Fmg


Quer saber mais ou criar sua loja? Basta acessar o site clicando aqui.


Mas como é ter uma lojinha online na prática?


Ao contrário que muitos pensam, a loja online precisa de muita dedicação do empreendedor para que possa crescer e render frutos (não é só abrir a lojinha e pá! Vendeu!). Aqueles que se dedicam conseguem desfrutar de um bom faturamento com um baixo custo de investimento se comparado a uma loja física.


Mas, calma que existe uma técnica para superar essa barreira. O segredo é a CREDIBILIDADE. O primeiro passo é você ser visto e agradar aos olhos e ouvidos. Investir na identidade visual da marca, fotografia, design e produção de vídeo é fundamental para apresentar um conteúdo relevante que convença seu cliente que você é um dos melhores profissionais da área e o que você está oferecendo é uma oportunidade.


Lembre-se que começar um negócio virtual é, literalmente, estar dentro da sua casa sem placa para a rua. Por isso é muito importante você passar profissionalismo e gerar um conteúdo que realmente irá agregar valor ao seu cliente.


Então, arregace as mangas e bora vender.







43 visualizações

Fique por dentro

  • Youtube
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Linkedin
  • Spotfy
  • TikTok
Envie uma mensagem para nós

contato@organikamidias.com.br

+55 27 99249.8040

das 9h às 18h.

CNPJ: 24.791.787/0001-15

  • Youtube
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Linkedin
  • Spotfy
  • TikTok
  • Youtube
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Linkedin
  • Spotfy
  • TikTok