"Quanto mais seguidores, melhor"? Se você está na corrida atrás de aumentar o número de seguidores no Instagram, saiba que existem algumas consequências em algumas práticas que não são tão bacanas para fazer no seu perfil. Então hoje eu vou te contar algumas mentiras que você talvez já acreditou sobre o seu número de seguidores.
Mentira 1: "Quanto mais seguidores, melhor"
Tem muito empreendedor que acredita piamente nisso (no que está no título), mas na verdade o que é melhor mesmo para qualquer conta em rede social que está relacionada a algum negócio é: uma boa Taxa de Conversão, ou seja, quantos dos seus seguidores viram clientes reais.
Veja o que vale mais: Ter 1.000 seguidores e 10 clientes OU ter 100 seguires e 10 clientes?
Certamente é a segunda opção, pois a porcentagem é muito mais expressiva! Certamente, nesse exemplo fictício, a pessoa por trás do perfil está gerando um conteúdo que interessa à sua audiência e, aos poucos, está cativando esses seguidores e despertando o interesse em comprar. Sem falar que é mais fácil conseguir 100 do que 1000 seguidores.
Outro ponto, é que a tendência é manter ou cair pouco essa taxa de conversão, que no caso dos 100 seguidores é de 10%. Imagine que se o empreendedor desse perfil consegue se manter firme, forte e animado na produção do seu conteúdo por alguns meses e ele consegue atingir 500 seguidores. Teoricamente, ele poderá atingir um número em torno dos 50 clientes. E, sinceramente, eu com minha empresinha aqui de marketing não dou conta nem de longe desse número com a equipe que tenho hoje (eu, meu marido e uma freelancer).
Para você entendem melhor esse fenômeno: Isso acontece pois existe uma coisa no mundo das Redes Sociais chamada seguidores de qualidade. São pessoas que realmente tem perfil para ser seu cliente e que tem muito potencial para gostar do que você publica e comprar de você no futuro. Esse tipo de seguidor são pessoas reais e que se veem resolvidas e felizes com aquilo que você está vendendo, independente se é produto ou serviço;
Mentira 2: "Só vou começar a vender no Insta quando tiver muitos seguidores"
Não existe número de seguidores mínimo pra se começar a vender. Isso foi uma crença que muitas pessoas que começaram a empreender, criaram na cabeça. Se você tem 1 seguidor que visivelmente gosta do que você está publicando, você já poderia tê-lo como cliente.
É claro que é necessário muito mais do que 1 cliente para gerar um fluxo de vendas e você viver da captação de clientes via redes sociais, mas não deixe o número de seguidores baixo te impedir de começar a fazer qualquer coisa.
O que eu recomendo sempre é: mostre todo o seu conhecimento no assunto, os bastidores do seu negócio e interaja com a sua audiência. Vai aos pouquinhos, uma hora você pega ritmo, as pessoas vão chegar, gostar e recomendar você para os amigos. Leva tempo, mas vale a pena.
Mentira 3: "Comprar seguidores ou usar bots (robôs)"
Nunca, jamais, em hipótese alguma compre seguidores ou use aqueles robôs que automatizam seguir e desseguir as pessoas. Eu já tive clientes que instalaram esse tipo de coisa e tiveram muitos problemas:
Perderam a conta e foram banidos da rede social;
Ficaram com o perfil bloqueado por mais de 1 mês;
Perderam alcance em todas as publicações e stories;
Perderam resultados em vendas (os seguidores que chegam dessas estratégias até podem ser reais, mas a maioria não ligam para o seu conteúdo, principalmente os que são comprados em um pacote);
Ficam falando para ninguém;
O robô perdeu o controle e ficou disparando mensagens loucas para pessoas aleatórias no direct e nem a empresa dona do bot deu jeito na situação. E vai reclamar com quem depois?
Sério, evita essa dor de cabeça. é muito problema que você pode ter por causa de um número.
Mentira bônus: "Sair seguindo e desseguindo todo mundo até chegar no número que eu desejo ter"
Tá, se você não deve contratar robôs para seguir e desseguir as pessoas sozinho, eu também não recomendo fazer isso manualmente. Aliás, fazer isso na munheca pode ser pior que usar o robô.
Eu digo isso pelo simples fato de que sair seguindo todo mundo na mão você perde o controle de quantas pessoas você começou a seguir e desseguir. O Instagram tem uma inteligência artificial que mede se você está fazendo isso com frequência. E se você for pego, ele vai colocando penalidades cada vez maiores até você ser banido para sempre.
E tem outro problema: isso é muito chato para quem cai nesse "esquema". Poxa, você fica todo alegre quando recebe um seguidor novo e, do nada, ele para de te seguir sem nem ao menos olhar o que tem de bacana no perfil? Não seja inconveniente com as pessoas, você pode acabar queimando a sua imagem.
Tá, e o que fazer então?
Você precisa mostrar para que veio no mundo, mas não pode mostrar de qualquer jeito. Um erro muito comum dos empreendedores é focar o seu negócio em si mesmo e não no cliente. E se a ideia é resolver o problema de outra pessoa, você precisa mostrar para ela como será a vida dela depois que usar o seu produto ou serviço.
Nós temos um outro post totalmente dedicado a esse assunto, basta clicar aqui para ler.
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