Comece refletindo sobre o seu mercado e pense fora da caixa: O que eu posso fazer para o meu cliente que ninguém mais está fazendo? Qual problema o meu negócio resolve? Para quem estou vendendo ou prestando serviço? Para responder todas essas perguntas, usar o Canvas é de suma importância para começar um negócio ou remodelar a sua empresa atual.
Como preencher o Canvas?
Você pode preencher escrevendo diretamente no papel, mas isso não ajuda na hora que você precisar retirar ou acrescentar alguma coisa. É por isso que se recomenda usar Post it, mas você também pode fazer como nós, recortando pedaços de papel e colando com fita adesiva.
Uma observação de ouro: Evite o óbvio. Sério. Preencher que "meu cliente é todo mundo" ou que "os canais de comunicação são as redes sociais" ou "a minha fonte de receita é a venda de produto" é perda de tempo. Tente mergulhar mais fundo e perceber aquilo que não é tão óbvio. Gaste 1 semana preenchendo o Canvas. Quando você pensar assim "não sei mais o que colocar", significa que você deve forçar a cabeça mais um pouco e pensar mais. Depois de ter aplicado o Canvas com mais de 100 empreendedores, eu digo com firmeza que esse é o caminho.
Esse é o Canvas atual que ando cuidando aqui na empresa. Feito à mão mesmo e com algumas modificações do Business Model tradicional.
O Canvas possui 9 campos, que são: Clientes, Proposta de Valor, Relacionamento, Canais, Atividades Chave, Parceiros, Recursos Chave, Estrutura de Custos e Fontes de Receita. Você pode começar a preencher por onde quiser, mas vou recomendar a ordem a seguir. Vamos passar por cada um agora:
Clientes
Comece separando cada seguimento de cliente. Cada papel é um cliente diferente. Separe cada cliente em uma cor (do papel ou de canetinha) ou faça uma marcação para você conseguir separar cada cliente visualmente.
Por exemplo, todo papel da cor azul se refererirá ao cliente X e todo papel amarelo, ao cliente Y. É legal colocar um terceiro papel ou marcação para se referir a todos os clientes ou a coisas gerais do negócio.
Proposta de Valor
Lembra da história que falei lá em cima sobre Valor do seu negócio? É aqui que você vai colocar o valor que cada cliente percebe do seu negócio. Para deixar o processo mais fácil, responda a essas perguntas:
Quais valores você entrega ao cliente?
Quais problemas você ajuda o seu cliente a resolver?
Do que os clientes precisam para ficarem satisfeitos?
Relacionamento
Nesse bloco você vai escrever o tipo de relacionamento que o seu negócio vai ter com cada tipo de cliente. Por exemplo, vai ser um serviço personalizado? O Cliente vai poder criar junto com você o produto? Ou vai ser tipo um self-service? É atendimento drive-in? Ou um balcão convencional? Questione principalmente se esse relacionamento faz sentido com o que você escreveu na Proposta de Valor.
Canais
Aqui você escreve quais são os canais de atendimento e relacionamento que você vai ter com o cliente. Como o seu produto ou serviço chegará até o seu cliente? É pela Internet? Você vai precisar de uma empresa de logística? Será presencial? Será que dá para trabalhar com canais integrados? Existe algum canal que pode interagir diretamente com a rotina do cliente? Qual canal tem melhor custo benefício?
Atividades-chave
Liste todas as atividades que são fundamentais para o seu negócio funcionar. É óbvio que vamos precisar de fazer o financeiro, faxina, atender telefone... Coloque apenas as atividades que são primordiais para tudo funcionar. Sempre pense: estou relacionando esta coluna com a proposta de valor? Se não estiver, repense.
Recursos-Chave
Em que eu preciso investir? Terei que ter uma câmera? Preciso de uma caixa de ferramentas? Vou usar somente meu celular? Ou terei que investir em uma cozinha industrial? Liste aqui tudo aquilo que você vai precisar investir inicialmente e que é fundamental para o negócio rodar (evite colocar o desnecessário).
Parceiros
Ninguém vive sozinho ou faz qualquer coisa sozinho. Pensando nisso, quem pode ser seu parceiro? Os amigos podem começar te indicando? Você conhece o dono da padaria e você pode pedir para colocar seus bolos no pote lá? Você pode criar uma rede de afiliados para seu produto ou serviço? Ou tem uma amiga blogueira que pode divulgar para divulgar para você? Coloque todas as pessoas que realmente te ajudariam a começar o seu negócio.
Lembre-se: parceria é uma via de mão dupla. Pense em parceiros que também podem sair ganhando com a parceria. Pense se o seu produto ou serviço será uma vantagem para o seu parceiro também. Se só você ou só o outro sair ganhando, vai ser frustração na certa.
Estrutura de Custo
Aqui é a parte que dói no bolso. Quais são os custos que o seu negócio vai ter? Evite colocar coisas muito óbvias, como luz, aluguel, etc (a não ser que sejam somente essas). Tente perceber os custos para a empresa funcionar na essência.
Se a minha empresa é de roupa, quanto de estoque terei que ter? Se é um consultório, quais são as taxas de funcionamento que precisam ser? Vou precisar pagar mão-de-obra?
Fontes de Receita
Como você vai ganhar dinheiro? É somente com a venda direta de produto ou serviço? Será que você não pode ganhar dinheiro com outras coisas? Exemplo:
Monetização e blog e vídeos no youtube
Aluguel de espaço
Proporcionando uma experiência do cliente diferenciada
Com eventos
Aulas online ou presencial
E o que fazer depois que preencher o Canvas?
Quando você conseguir completar todo o Canvas, o próximo passo é rever outras áreas do seu negócio e estruturá-las. Para saber mais, vale a pena conferir uma matéria sobre isso clicando aqui.
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