top of page
  • Writer's pictureAna Carolina Bastos

O Segredo para ter Tempo de postar no Insta sem quebrar a Rotina

Eu nunca tinta tempo para nada e depois de 5 anos de empresa, me vi completamente atolada de trabalho e ganhando pouco, sem tempo de produzir nada para minhas redes sociais. Se você também está nessa situação, continue lendo. Quero compartilhar a minha história com você.



Organize todos os seus posts com esse Planner Gratuito


Houve uma época em que eu estava gerenciando 18 perfis no Insta ao mesmo tempo. Achei que iria ficar louca no começo, mas com o tempo fui dando meus pulos para fazer acontecer, pois precisava fazer meu negócio crescer.


Esses 18 clientes entraram praticamente de uma vez e não estávamos preparados para isso. Então, depois de alguns meses sofrendo toda semana para criar conteúdo para todo mundo (eram cerca de 280 publicações no total, em que eu escrevia o conteúdo e criava a arte, que às vezes era vídeo e às vezes era foto), eu e Gustavo Cruz sentamos e criamos uma ferramenta para tirar a gente da loucura.


Sem brincadeira, eu estava trabalhando de domingo a domingo praticamente sem folga. Não dava mais.


Então, numa versão mais primitiva, nós criamos a primeira verão desse planner que estou segurando na foto abaixo (mas uma versão online). Foi que salvou as minhas noites de sono, viu.


Eu passei a planejar todos os perfis mensalmente e a ter uma visão geral de tudo o que eu ia fazer antes. Passei a ter uma pesquisa mais bem feita também, o que ajudou a dar conta de tudo.


Ao longo desses 5 anos de empresa, nós já fizemos umas 10 versões desse planner e agora chegamos nessa versão que está muito mais compacta, organizada e bonita :)


Recentemente eu fiz uma pesquisa no Face e entre alguns amigos e muitos empreendedores me disseram que ter frequência era o principal problema para atuar nas redes sociais.


Então, como forma de ajudar, estou disponibilizando o meu planner, que uso todo dia aqui (acrescentei uma capa e instruções para ficar mais profissionalzinho) para você, de graça. Só clicar no link baixo para fazer o donwload! Depois, se puder me dar um feedback para melhorar, é super bem-vindo!


Link para download do Planner (grátis): http://bit.ly/plannerinsta


Faça aquilo que é possível fazer



Muitas vezes planejamos uma infinidade de conteúdos para fazer naquela semana e nos vemos atropelados por não conseguir dar conta de tudo o que queremos postar. A grande sacada aqui é você se planejar, mas fazer somente aquilo que você dá conta de fazer e ir inserindo outras coisas ao longo do tempo. Vou te dar um exemplo prático:


Você consegue publicar 3 posts por semana no seu Instagram. Faça isso no primeiro mês e a partir do segundo, comece a coloca 4 posts. E assim vai ao longo do tempo, até você conseguir publicar todos os dias. O mesmo vale se você quiser atuar em mais de uma rede social.


Não ache que tudo o que você criou está ruim


Precisamos conversar sobre isso: Você é desse tipo de pessoa que planeja tudo o que vai publicar e na hora do vamo vê desiste por estar achando que tudo está horrível? Eu já vi muitos clientes sofrerem muito por acharem que tudo o que produzem é muito ruim, seja uma foto, vídeo ou texto. Abaixo vou deixar algumas dicas do que fazer nesses casos:


  • Publique mesmo se achar que não está tão bom assim e vá melhorando com o tempo

  • Ensaie muito os vídeos antes de gravar, fingindo que está gravando

  • Para vídeos: escreva antes o que você vai falar

  • Ache os seus melhores ângulos para fotos (isso, mais de um)

  • Pergunte ao seu público-alvo o que ele gostaria de aprender

  • Faça muitos testes e veja o que dá certo. O que não dá certo, não repita mais.

  • Acredite que é questão de tempo para você melhorar


Produza todo o conteúdo de uma vez


Sabe aquele planner que deixei para você baixar lá em cima? Então, depois de planejar tudo com ele, foque em também produzir tudo o que vai ser postador de uma vez e programar tudo no Estúdio de Criação (veja uma matéria sobre isso clicando aqui). Aqui vai uma ordem de produção que pode te ajudar no processo:


  • Tire todas as fotos de uma vez

  • Grave todos os vídeos

  • Edite todas as fotos

  • Edite todos os vídeos

  • Escreva o texto da legenda de cada post, já com as hashtags

  • Programe tudo no Estúdio de Criação.


Se você seguir tudo isso bem certinho, com o tempo você vai se acostumando com a rotina e todo o proceso vai ficar mais fácil. Tudo é uma questão de organização.







51 views0 comments
bottom of page