• Ana Bastos

3 principais formas de pagamento para você começar a vender na internet hoje, mesmo sem experiência

Atualizado: Ago 11

Muitos empreendedores querem trabalhar de forma online mas não sabem como receber o seu rico dinheirinho e é por isso que vou te apresentar várias formas de ganhar seu dinheirinho de forma online.


Fizemos uma seleção das principais formas de pagamento e te explicamos como funciona. Vamos te passar o passo a passo para você formas de pagamento do mais tradicional até a forma mais tecnológica. Vamos lá:


1. Boleto bancário

Isso mesmo, uma das formas mais tradicionais de receber pagamentos vem sendo facilitada a cada dia para pessoas jurídicas e pequenos empreendedores. O boleto pode ser pago no banco, no caixa eletrônico, na casa lotérica e pelos aplicativos de internet banking de computador e de banco online.

Tem alguns sites que você pode fazer um boleto ou um carnê (que são vários boletos com parcelas) e enviar para o cliente. Eles costumam cobrar um valor por boleto (que atualmente tem girado em torno de 2,00 a 4,00 reais), mas compensa se seus valores não forem maiores que R$ 100,00.

Confira agora como emitir boleto sendo pessoa física ou jurídica:


Nubank e outros bancos virtuais

Alguns bancos já vem com essa opção de emissão de boletos em seu próprio internet banking.

Veja abaixo como gerar o boleto pelo Nubank caso você já tenha uma conta lá:


Na tela inicial do app, acesse o painel de Cartão. Em seguida, deslize a tela duas vezes para a esquerda até você chegar na tela de faturas.

Fonte: https://nubank.com.br/gerando-boletos/


Toque na sua fatura fechada caso tenha uma. Caso não tenha, clique na sua fatura atual.

Fonte: https://nubank.com.br/gerando-boletos/


Toque em gerar boleto.

Fonte: https://nubank.com.br/gerando-boletos/


Aí é só decidir se você quer pagar o valor total da fatura ou gerar um boleto de valor diferente.

Fonte: https://nubank.com.br/gerando-boletos/


Quer pagar um valor diferente? É só usar a faixa que aparece na tela ou inserir o valor desejado com o seu teclado.

Fonte: https://nubank.com.br/gerando-boletos/


Aí é só escolher como você quer usar o seu boleto. Você pode copiar o código para usar no mobile app do seu banco ou enviar o boleto para seu e-mail.

Fonte: https://nubank.com.br/gerando-boletos/


Você pode acessar um artigo do próprio Nubank para aprender mais. Clique aqui para ler.


Gerencianet

O site do Gerencianet possui, não só a opção para gerar boleto, mas também diversas outras como link de pagamento para cartão de crédito e carnê. Essa plataforma auxilia muito a gestão dos seus recebidos, pois possui uma interface que ajuda você no controle financeiro e a medir seus ganhos. O Gerencianet também possui um cartão, em que você pode pagar usando o crédito da sua conta na plataforma.

Outra vantagem dessa plataforma é que, com apenas alguns cliques, você transfere seu dinheiro da sua conta Gerencianet para qualquer banco tradicional. Ah, e eles só cobram R$3,50 por boleto quando ele é pago pelo cliente. Se o cliente não pagar ou se você cancelar o boleto, você não paga essa taxa. Maravilha, não é?

Veja abaixo como gerar seus boletos pelo Gerencianet:


Essa é a cara do seu Gerencianet. Acesse "cobranças"


Depois clique em "emitir cobrança"


Escolha Boleto (serve para as outras formas de pagamento que o Gerencianet disponibiliza), depois Irei imprimir PDF (para você ter acesso ao boleto no final), coloque o e-mail do cliente ou selecione o cliente do catálogo (cadastre o cliente antes).


Coloque a descrição do produto ou serviço, valor e quantidade. Depois clique em "inserir". Você pode inserir vários produtos e no final, ele faz um boleto já somando o total.


Coloque a data de vencimento, o frete e outras informações que precisar.

Em Observações, recomendo colocar do jeito que eu coloquei na imagem. O valor de juros está em conformidade com o código do consumidor e é muito importante você atuar de maneira correta para não ter problema.

No final é só clicar em "gerar cobrança" e o seu boleto estará disponível para você baixar em PDF e enviar por onde quiser.


Você pode aprender mais sobre esse recurso e muito outros que o Gerencianet oferece clicando nesse link.


2. Links de Pagamento

Link de pagamento é assim: você entra em uma plataforma, como PagSeguro, Gerencianet e Mercado Pago, e lá tem a opção de você configurar um link com valor, parcelas, juros e outras opções para você enviar para o cliente.

Esse link você pode enviar pelo Whatsapp, e-mail ou qualquer outro local por onde você se comunica com o cliente.

Para gerar esse link você vai precisar se cadastrar em alguma dessas empresas que oferecem o serviço, como as que eu citei acima. As mais comuns são aquelas que comercializam máquina de cartão (mas você não precisa ter uma máquina para isso, ok?).

Essa forma de pagamento via link de pagamento é excelente para receber pagamentos por cartão de crédito de sua loja no Instagram.

Veja abaixo como você pode gerar um link de pagamento pelo PagSeguro:


fonte: https://pagseguro.uol.com.br/para-seu-negocio/online/link-de-pagamento#rmcl


Quer aprender mais sobre o Link de pagamento do Pagseguro? Leia esse artigo que eles publicaram.


3. Aplicativos de carteira online

Não sei se posso chamar assim, mas pelo menos foi assim que o PicPay se apresentou para mim. Aqui no Espírito Santo, o app já está bem implementado (por ter sede aqui em Vitória).

E o PicPay é assim: você vai na feira, o feirante aceita pagamento via PicPay, você vai na barraquinha da esquina e o ambulante aceita pagamento por PicPay, você vai num food truck, você já tem a plaquinha do PicPay. Recentemente algumas outras empresas lançaram essa forma de pagamento a Iti, que é do Itaú, e o app AME Digital, que é das lojas Americanas.


Mas o que são esses apps de carteiro online na prática?

Na prática, esses aplicativos possuem a própria moeda virtual. É um crédito que você tem nele e que você pode usá-lo para pagar diversas pessoas e contas (boletos e faturas). Você pode conectar seu cartão de crédito e utilizar seus limite para fazer pagamentos através do leitor de código de barras dentro do app.

Cada pessoa e estabelecimento cadastrado no PicPay possui um QRcode (que inclusive você pode imprimir e colocar onde quiser) e um @ com o seu nome de usuário. E dentro do aplicativo tem um leitor de QR para que você possa fazer o pagamento. Você pega seu celular, abre o leitor, escaneia o código de quem você quer pagar, digita o valor a ser pago e clica no botão de pagar. Simples e rápido!

E se você estiver longe da pessoa, você pode buscar pelo seu nome de usuário e clicar em "pagar". Digita o valor e o dinheiro é enviado para a pessoa.


Curtiu? Acesse esse site para entender como funciona na íntegra e fazer o cadastro da sua empresa.


fonte: https://www.picpay.com/site/empresas


Acesse esse link para ter mais informações sobre o PicPay.


Método de pagamento bônus: Máquina Virtual de Cartão

Muitas vezes para quem está começando, investir em uma máquina de cartão, frente à vários outros gastos que você já tem que fazer, pode pesar um pouco. Eu sei que existem algumas máquinas do tipo a Minizinha, mas para quem quer investir zero, tem uma solução: a máquina virtual de cartão.

É o seguite: você vai baixar esse aplicativo do Pagseguro no Google Play. Com sua conta no Pagseguro ativada, você vai conseguir usar o celular como se fosse uma máquina de cartão. O recibo vai por mensagem para o celular da pessoa.

Você pagará as taxas normais que o Pagseguro cobra, mas não paga pelo aplicativo, não tem taxa de adesão e nem precisa comprar a máquina (se você tiver, ele faz integração da sua máquina com o celular). Tudo o que você irá precisar é ter acesso à internet. Tá certo, ele não é perfeito. Mas quebra muito o galho de quem não pode investir em uma máquina agora.

Veja aqui a carinha desse aplicativo maravilhoso:


fonte: https://pagseguro.uol.com.br/para-seu-negocio/pagvendas/


Aprenda mais sobre o PagVendas clicando aqui.


Uma última coisinha...

É para ter todas essas formas de pagamento de uma vez? Não, mas sempre é importante ter várias opções de pagamento para o cliente (pelo menos boleto e cartão de crédito). Caso algumas formas de pagamento não sejam interessantes para o seu negócio, é importante você oferecer várias alternativas que possam atender o seu cliente. O importante é não deixar de vender, não é mesmo?








69 visualizações

Fique por dentro

  • Youtube
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Linkedin
  • TikTok
Envie uma mensagem para nós

contato@organikamidias.com.br

+55 27 99249.8040

das 9h às 18h.

Somos de Vitória/ES e atendemos empresas de todo o Brasil e no Exterior.

CNPJ: 24.791.787/0001-15

  • Youtube
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Linkedin
  • Spotfy
  • TikTok
  • Youtube
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Linkedin
  • TikTok