• Gustavo Henrique de Oliveira Cruz

Duvida? 3 Estratégias simples para colher os frutos nas Redes Sociais

Todo empreendedor deseja atrair clientes nas redes sociais e fazer o seu novo negócio crescer na internet. Mas o que nem todo mundo sabe é para isso precisa, além de muita dedicação, saber o que se está fazendo. Então, hoje vamos te contar 3 estratégias fáceis para atrair mais clientes no Instagram e outras redes sociais.



Construindo a sua Autoridade mostrando tudo o que sabe


Temos que concordar sobre o seguinte cenário do mercado: existe muita concorrência. Hoje em dia não basta apenas falar que o seu produto tem qualidade. Para vender você precisa mostrar todos os benefícios do seu produto e ainda criar um relacionamento com o seu cliente ideal.


Pois é, não é uma tarefa fácil, mas nesse relacionamento você precisa mostrar autoridade no assunto: ser a referência no mercado que você atua. E tem um jeito que é simples (apesar de não ser fácil) de criar autoridade. É mostrando tudo o que você sabe.


Muitos empreendedores, até eu mesmo quando estava no começo da empresa, tem medo de mostrar o que sabe. "Ah, vão copiar meu serviço/produto" e "os clientes vão passar a fazer e deixarão de ser meus clientes" são falas bem recorrentes que escuto por aí.


Então, deixa eu te perguntar uma coisa: Você gostaria de se consultar com o Dr. Drázio Varella?


O dr. Drázio é um médico que aparece em tudo quanto é lugar e se mostra confiante e capaz de sanar qualquer dúvida sobre qualquer coisa quando se trata de medicina. Ele já virou meme, já deu inúmeras entrevistas, tem seu canal no YouTube... Enfim. temos certeza que ele é uma autoridade quando se trata de falar de medicina. Mas por quê ele é autoridade?


Pelo simples fato de falar exaustivamente sobre o assunto do seu campo de trabalho o faz autoridade. O mesmo vale para qualquer profissão ou negócio: o segredo é sanar todas as dúvidas e quebrar todas as objeções que o cliente venha a ter. Precisa ter todas as respostas na ponta da língua.


Mas e a parte de copiar? Se você ainda tiver receio de ser copiado, lembre-se: dificilmente alguém fará como você; alguém se relacionará com o cliente como você; e com certeza muitos terão preguiça de copiar, pois vale mais a pena comprar de você.


E se copiarem mesmo assim, lembre-se: você é o autêntico e lute por isso. Ou quantos refrigerantes de Cola você já viu por aí?


Largue um monstro atrás de você definindo metas consistentes


Ok, falar sobre tudo o que sabe e mostrar autoridade, check ! Mas não recomendo você falar sobre isso de qualquer jeito. O ideal é você traçar metas que são consistentes e que vão te dar um norte para você saber o que fazer.


Eu sei: metas, muitas vezes, parece ser um papinho chato de coach que parece que quer passar a perna. Só que a coisa realmente funciona e, aqui na Orgânika Mídias nós nos arrependemos um bocado de não ter começado a empresa já definindo nossas metas, há 5 anos. Mas nunca é tarde para começar, não é mesmo?


E como escrever metas que vão ajudar de verdade? Utilizando o que é chamado de Meta SMART. Smart em inglês significa "inteligente", mas quando se trata de metas, cada letra desta palavra tem um significado. Vamos a eles:


"S" de "Específica"

Tá, "específica" não é com S, mas a sua versão no inglês é, por isso é assim. Mas o que importa é que a sua meta tem que ser uma coisa específica, ou seja, ela não pode ser muito abrangente. Então, se atente aos detalhes da sua empresa para levantar um assunto em específico que pode virar meta. Veja alguns exemplos de como pode ser:

  • Conquistar mais seguidores no Instagram

  • Produzir conteúdo diariamente

  • Fazer um portfólio dos meus produtos ou serviços

  • Colocar em dia as notas fiscais

Mas definir a especificidade da sua meta é somente o primeiro passo. Veja os próximos:


"M" de "Mensurável

Uma meta também precisa ser mensurável, ou seja, você precisa conseguir medir o resultado que você quer alcançar, justamente para poder saber se você conseguiu fazer com sucesso ou não. Se uma meta não for mensurável, não tem como saber se você merece os louros no final. Veja alguns exemplos:

  • Conquistar 1000 seguidores no Instagram.

  • Produzir 1 post por dia.

  • Colocar 5 produtos no meu portfólio.

  • Colocar em dia 10 notas fiscais.

E como você deve imaginar, só definir um número a ser atingido não é suficiente, então...


"A" de "Alcançável"

A sua meta ainda tem que ser alcançável: tem que dá para fazer, se não você vai xingar Deus e o mundo, procrastinar e falar que deu tudo errado na sua empresa. Então, estabeleça de um jeito que você vai conseguir fazer sem desanimar:

  • Conquistar 1000 seguidores no Instagram em 6 meses.

  • Produzir um post por dia durante 1 mês.

  • Colocar 5 produtos no meu portfólio a cada semana.

  • Colocar em dia 10 notas fiscais a cada 3 dias.


"R" de "Relevante"

Estamos quase concluindo a redação das nossas metas. Mas a sua meta ainda precisa ser relevante. Ou seja, você precisa fazer uma análise se a sua meta realmente importa para o seu negócio. Nesta etapa você precisa refletir pra quê você quer fazer essa meta e o porquê dela ser importante para a sua empresa:

  • Conquistar 1000 seguidores no Instagram em 6 meses para ter mais audiência e converter em clientes.

  • Produzir um post por dia durante 1 mês para conseguir ter frequência nas redes sociais.

  • Colocar 5 produtos no meu portfólio a cada semana para ter um catálogo de vendas na hora da negociação.

  • Colocar em dia 10 notas fiscais a cada 3 dias para ficar dentro da legislação do consumidor.

E por fim, temos a última parte:


"T" de "Temporal"

Para fechar com chave de ouro, você precisa colocar um prazo (definir um tempo) para você cumprir a meta. Essa é a hora que você larga um monstro atrás de você e pernas para que te quero:

  • Conquistar 1000 seguidores no Instagram em 6 meses para ter mais audiência e converter em clientes (nesse caso os 6 meses definem o "T" de "Tempral" e o "A" de "Alcançável").

  • Produzir um post por dia durante 1 mês para conseguir ter frequência nas redes sociais e repetir esse processo até 2021, mês sim, mês não.

  • Colocar 5 produtos no meu portfólio a cada semana para ter um catálogo de vendas na hora da negociação em até 2 meses.

  • Colocar em dia 10 notas fiscais a cada 3 dias para ficar dentro da legislação do consumidor no máximo em 3 meses.

Desta forma, as coisas ficam mais palpáveis e você consegue ter condições de seguir o que você está propondo, sem se descabelar e ainda medindo a sua taxa de sucesso.


Planeje Planeje Planeje Planeje Planeje Planeje


Beleza, até agora você já criou a sua autoridade e já traçou as suas metas em buscar de colher os frutos das redes sociais. Agora, é só colocar em prática, não é mesmo?


Mas antes de sair fazendo de qualquer jeito, recomendo muito, mas muito mesmo, que você planeje antes para não levar mais uma da vida (empreendedor já leva muita pancada e você quer evitar isso, certo?).


No caso das redes sociais, para tudo ficar menos difícil, o ideal é pensar em tudo o que você vai falar por lá antes e de uma vez. Assim você otimiza a sua criatividade e ganha tempo produzindo seus vídeos, fotos e stories.


E é pensando em você não ter todo esse trabalho que eu criei um Planner em PDF GRATUITO, em que tudo o que você precisa é baixar e preencher os espaços. Todo o seu planejamento ficará organizado e concentrado em um só lugar, te dando uma visão geral do que vai acontecer nas redes sociais do seu negócio naquele mês. Dá para preencher pelo celular, computador e ainda mandar imprimir.

Clique aqui para baixar seu planner.


Resumindo...

Quem deseja colher bons frutos nas redes sociais precisa de muito trabalho e dedicação. Por isso que é altamente recomendado que você atue numa área que você gosta e tem muito interesse em pesquisar, estudar e falar.


Com uma estratégia bem delimitada e simples como a que eu apresentei aqui, você pode conseguir se destacar no seu mercado e fazer a coisa toda acontecer. Bora empreender!







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