• Ana Bastos

Finalmente iremos revelar tudo o que sabemos para atrair 5x mais clientes pelas redes sociais

Atualizado: Ago 12

Ter uma rede social que apresente o seu negócio de forma profissional e que gere credibilidade para o seu público-alvo é um dos grandes segredos para transformar seguidores em clientes.


O grande lance nas redes sociais é trabalhar com o modelo AIDA (Atração, Interesse, Desejo e Ação). Ao utilizar o modelo, você direciona o potencial cliente dentro de um funil de vendas através de conteúdos importantes para o entendimento sobre seus serviços ou produtos, além de gerar credibilidade para sua marca.


Mas como fazer isso na prática? Vou te contar agora:


Não faça propagandas nas redes sociais


Pode parecer muito esquisito falar isso, mas vou pedir que você reflita sobre essa questão: Você entra nas redes sociais para ver propaganda? Entra querendo comprar alguma coisa? Ou entra para se divertir, se informar ou relaxar?


Aposto que você não entra no feice ou no insta doido para ver uma propaganda da Magalu, certo? Então, o seu cliente também não. E é por isso que você deve dedicar as suas redes sociais para os próximos itens que vem a seguir.


Mostre todo o seu conhecimento


Fique tranquilo, ninguém vai roubar seu conhecimento de você ou te copiar. Mesmo se tentar, ninguém vai saber fazer como você e muito menos como você faz para seus clientes.


O que eu quero dizer que, ao mostrar do que você sabe e é capaz, as pessoas não vão querer copiar você. Na verdade elas vão passar a confiar em você e ter você como referência naquele seguimento de mercado que você atua. É mostrando que você realmente é profissional naquilo que você vai ser tratado como tal.


Por isso, não importa se você ensinar o que você sabe. As pessoas podem tentar fazer e a maioria não vai conseguir ou nem vai querer fazer. Na verdade elas vão querer que você faça para elas (é mais fácil, né?).


Foque na Transformação do cliente


Você precisa mostrar para que veio no mundo, mas não pode mostrar de qualquer jeito. Um erro muito comum dos empreendedores é focar o seu negócio em si mesmo e não no cliente.


Uma empresa, um prestador de serviço ou qualquer tipo de negócio existe para resolver um problema de alguém.



E se a ideia é resolver o problema de outra pessoa, você precisa mostrar para ela como será a vida dela depois que usar o seu produto ou serviço. Vou colocar alguns exemplos:


  • A vida de quem passa por um nutricionista fica muito mais saudável: cabelo pára de cair, unhas ficam mais bonitas, a pessoa emagrece e tem muito mais disposição para fazer suas atividades.

  • Quando eu compro um bolo de confeitaria eu espero poder comemorar uma data ou evento importante com as pessoas que eu amo e poder reforçar meus laços com elas.

  • Ao ter o carro lavado, o cliente gostaria de ter momentos de prazer ao dirigir com uma brisa batendo, uma música legal tocando e aquele cheirinho maravilhoso de limpeza.

  • Quando uma mulher compra uma roupa nova quer se sentir mais bonita e alinhada com meus valores quanto à sociedade (é óbvio que estou generalizando. Nem sempre é assim).

  • Se eu preciso solicitar o conserto do meu celular, eu espero poder usar o aparelho novamente e ter as mesmas experiências que tenho com ele sem precisar comprar um novo. É menos um problema.

  • Ao comprar um pano de chão no sinal, terei o produto de forma rápida e barata, aproveitando a minha ida em algum lugar e sem precisar desviar do caminho. É economia de tempo.

Então, mostrar seu conhecimento e mostrar como a vida da pessoa pode ser melhor depois de usufruir dos seus produtos ou serviços é uma das chaves para dar aquele up nas redes sociais. Mas cuidado com isso aqui:


Seja íntegro e honesto nas suas palavras, Não diga aquilo que você não consegue oferecer.




Se não, a coisa pode ficar feia para seu lado e o tiro vai sair pela culatra... Cuidado para não ser cancelado.


Engaje com sua audiência


Tá, todo mundo fala disso, o termo está super batido, mas como uma empresa faz para aumentar engajamento? É simples mas não é fácil: você precisa criar um relacionamento com os clientes. E quando eu digo relacionamento no Brasil é: calor humano.


Ninguém quer se relacionar com uma marca que não tenha uma cara de verdade, que não parece que existe gente lá dentro. Ou que parece que o dono só quer ficar rico e nem dá as caras. Então, o que você, empreendedor, precisa é aparecer nas suas redes sociais e virar amigo da sua audiência.


Vire aquele amigo que vai resolver o problema que a sua empresa se propõe e vai mostrar, com todo o seu conhecimento e profissionalismo que a vida do cliente vai ser melhor depois de te conhecer.



Crie campanhas com foco no compartilhamento


Toda vez que você pensar em criar uma publicação para as redes sociais pense: está bom para compartilhar no zap?

É um pensamento simples, mas que pode dar uma viralizada no seu conteúdo.


Adapte o conteúdo conforme cada rede social


Cada rede social tem o seu jeitinho peculiar de ser. Tem o seu tipo de formato que engaja mais ou menos. Não dá para sair colocando qualquer coisa, as pessoas não vão querer ver se você fizer isso. Então, veja abaixo uma lista bem resumida e direta de como atuar nas principais redes sociais da atualidade. Estou generalizando de uma forma bem rápida para você entender a essência de cada uma, ok?


  • Facebook: Para notícias e interação nos grupos. Para um público + 45 anos. Não tá morrendo, ok?

  • Instagram: Fotos bonitas de você e do seu cotidiano.

  • Stories do Instagram: Vídeos rápidos de 15s sobre o seu cotidiano e para interação com o público.

  • IGTV: Vídeos um pouco mais longos (acho que até uns 2 minutos)

  • Whatsapp: Mensagens e notícias legais para compartilhar. Frases de pensamentos são boas. Não crie grupos sem autorização das pessoas, vai dar ruim.

  • Tiktok: Vídeos rápidos e divertidos (adapte a modinha ao seu conteúdo)

  • Telegram: Áudios, documentos e muito conteúdo. Também não crie grupos sem autorização das pessoas. Ninguém gosta de ser enfiado em grupo de mensagem.

  • Linkedin: Artigos mais sérios e com postura profissional.

  • YouTube: Vídeos de tutoriais divertidos.

  • Spotfy (podcasts): Programa tipo rádio ou bate-papo temático é uma boa.

  • Pinterest: Infográficos é um ponto forte dessa rede.

  • Blog: Responder de forma longa as dúvidas das pessoas.

  • Newsletter: Levar informação de forma direta para o e-mail da pessoa. As pessoas usam muito e-mail ainda, ok?

Preciso atuar em todas essas redes sociais ao mesmo tempo?

Não, pois se não você vai ficar doido.


Escolha as que tem mais a ver com o seu público e atue nelas. Para isso você vai ter que pensar no último tópico desse post. Na verdade, ele é a primeiríssima coisa que você deve fazer, que é...



Criar o seu público-alvo


Antes de começar qualquer coisa no seu negócio (se você já começou, pare para analisar isso), crie o seu público-alvo (persona, avatar, cliente ideal). Você precisa saber para quem vai vender. E não tem como dizer que é para todo mundo, pois isso é impossível, mesmo que você trabalhe com alimentício.


O segredo aqui está na segmentação: quanto mais específico (nichado) for o seu negócio, melhor. Confira alguns exemplos:


  • Roupas de verão confortáveis para mulheres acima de 45 anos

  • Serviço de Maquiagem para pele escura

  • Pet shop especializado em aves

  • Salão de beleza especialista em visagismo

  • Agência de marketing que só atende empreendedoras

  • Curso de corte e costura focado para o público masculino (ou outro qualquer)

  • Serviço de gastronomia à domicílio com foco em rodízio de pizzas.

O pulo do gato em ser muito nichado, tal como os exemplos acima, é:


Quando você atua em um nicho específico, você se torna líder por não haver concorrência.


Resumindo...


A ideia é que suas mídias sociais respondam as dúvidas comuns sobre o seu negócio e gere credibilidade para sua marca. Dessa forma, o cliente entrará em contato com você querendo fechar negócio. É um jeito mais lento, mais trabalhoso, mas é mais eficaz a longo prazo. É você com cliente fiéis por muito tempo.







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