• Gustavo Henrique de Oliveira Cruz

O jeito mais fácil para definir a persona em poucos minutos e atingir em cheio seu público-alvo

Atualizado: Ago 18

Ter bem definido o seu público-alvo (ou persona, avatar, etc.) é fundamental para qualquer empresa, independente do tamanho. Sabendo que não é nada fácil defini-lo, hoje iremos te apresentar uma ferramenta que irá te ajudar a criar o seu público em poucos minutos e de uma maneira muito mais fácil.



Quando se começa um negócio, independente se você é autônomo, MEI e ou uma EPP, a primeira coisa que você precisa fazer é definir e estudar o seu público-alvo (que também pode ser chamado de Persona ou Avatar, dentre outros nomes). Mas, vamos ser sinceros: dificilmente alguém faz isso no começo do seu empreendimento ou, se tenta fazer, se vê completamente perdido e não sabe sem por onde começar.


Eu digo isso justamente por ter sido assim comigo. Levei pelo menos 3 anos para entender que precisava (por necessidade mesmo) ter bem claro quem é o meu cliente. Quando a ficha caiu, pude tomar diversas decisões importantes, como: criação de novos serviços, linguagem nas redes sociais, estratégias...


Tentei por meses várias ferramentas e procedimentos, mas nenhuma foi mais fácil e clara do que essa que irei apresentar nesse post. É claro que não é a ferramenta perfeita, mas para quem está começando a empreender, ela vai te ajudar a criar o público-alvo de maneira fácil e rápida.


Conheça o Gerador de Persona

fonte: http://geradordepersona.com.br



O Gerador de Persona é criação da Techd e Educa Ecommerce e basicamente a ferramenta irá direcionar algumas perguntas para que você possa preencher e ter um PDF com as características da sua persona. Você pode acessar o Gerador de Persona clicando aqui.


Passo-a-passo para definir o seu público-alvo com o Gerador de Persona


Passo 1: Ao acessar o site do Gerador de Persona, já na primeira tela (veja acima) o site vai perguntar qual o seu nome, o e-mail (para você receber o resultado por lá. Eles não fazem spam, pode ficar tranquilo) e o nome do seu negócio.

fonte: http://geradordepersona.com.br


Depois, como você pode ver acima, o gerador vai te fazer uma série de perguntas, e elas vão ser divididas em duas colunas, que são:

  • As perguntas específicas, como idade, estado civil ou ocupação (como se fosse para o Censo do IBGE, sabe?). Estão do lado esquerdo da tela.

  • As perguntas "abstratas", como dores, desejos, rotina e outros. Estão do lado direito da tela.

Vou te explicar agora o porquê de você precisar saber tudo isso.


Entenda para quê servem as Perguntas Específicas


Esse tipo de informação irá te dar diretrizes básicas sobre o perfil do seu público. É com elas que você poderá criar uma campanha bem direcionada e detalhada. Além disso, poderá também projetar uma ideia do nicho de mercado que você atua.


Sabendo idade, gênero, profissão, estado civil, região e outros dados específicos, você pode planejar abordagens, campanhas, produtos e outras estratégias que irão acertar em cheio o seu cliente ideal.


Imagina que você tem uma loja de lingerie. Se você sabe que você vende peças íntimas para o público feminino, com idade entre 35 e 55 anos, da classe B na região em torno da Avenida Paulista, você não irá pedir para entregar folhetos para crianças, por exemplo. Ou não fará parceria com uma mecânica (num exemplo bem maluco, só para entendermos direitinho).


E para quê servem as Perguntas "Abstratas" ou Abertas?


Já as perguntas do lado direito do Gerador, as perguntas que são abertas ou mais abstratas, elas servem para você se aprofundar e conhecer melhor a sua persona.


É respondendo elas que você terá bagagem para criar conteúdo, produtos que de fato irão resolver o problema do cliente e campanhas que funcionam para a sua audiência.


Mas é aqui que existe alguns poréns. Veja se algum dos tópicos abaixo é o seu caso:

  • Situação 1: "Acabei de começar a empresa, não vendi para ninguém ainda. Como vou responder essas Perguntas?"

  • Situação 2: "Já tenho os meus clientes, mas eles são muito diferentes um do outro. E agora?"

  • Situação 3: "Mas todo mundo é meu cliente, pois vendo coisas muito abrangentes, como Refrigerante" (por exemplo)

Definindo qual é o seu caso, vou escrever aqui algumas dicas que vão facilitar o preenchimento das perguntas "abstratas".

  • Situação 1: Você vai imaginar quem é o seu cliente perfeito e vai levantar as informações da sua cabeça. Você pode também se espelhar em alguém que você conhece e perguntar diretamente para essa pessoa. Depois que o seu negócio for crescendo e já tiver algum tempo de casa, você pode refazer a persona e ir aprimorando ao longo dos anos.

  • Situação 2: Isso significa que você vai ter que decidir por um perfil ideal (escolhendo a persona ligada ao carro chefe do seu negócio, por exemplo) ou que você terá que criar várias personas (e preencher o gerador pensando em cada uma delas em separado).

  • Situação 3: Então, você não pode começar a vender para todo mundo sem enfrentar uma concorrência extremamente desleal e acirrada. Meu grande conselho, por experiência é: torne o seu negócio (e a sua persona) o mais específico que você puder. Num mercado tão específico, não tem concorrência e você vira líder! Mesmo vendendo refrigerante, a exemplo do Guaraná Dolly, é possível trabalhar nichado e ainda sim, atingir um público enorme.


fonte: http://geradordepersona.com.br


Passo 2: Para finalizar, escolha uma foto que mais se encaixa no perfil que você acabou de criar. Sem brincadeiras, é só isso que você precisa fazer.


Depois de clicar em finalizar, você recebe por e-mail um PDF com o perfil da sua persona, mas as informações já irão aparecer na tela final para você.


Bônus: Outras formas de Definir a Persona


Bom, às vezes só preencher as perguntas do Gerador de Persona não é suficiente para você definir muito bem o seu público-alvo. Então, para esses casos, eu separei algumas dicas a mais que possam te ajudar nesse processo. Confira:


1. Se você já tem clientes: Pergunte diretamente a eles.. Parece meio óbvio, mas experimente conversar francamente com alguns clientes (aqueles mais chegados) sobre suas dores, medos, perspectivas, etc. Confie, é revelador


2. Analise seus seguidores: Veja como está o engajamento nas redes sociais e pesquise entre os seus seguidores. Veja quem mais engaja com suas publicações e analise como são as redes sociais dele (sem invadir a privacidade de ninguém. Tenha respeito com as pessoas, por favor).


3. Faça um formulário no Google Forms: Uma ótima opção é criar um formulário e pedir para que seus clientes (quem pode ser seu potencial cliente) responder.









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